domingo, 28 de agosto de 2011

Cinema: "Planeta dos Macacos - a Origem"


Gênero: Aventura
Cotação”****

Já está nos cinemas uma nova “sequência” de mais um grande sucesso do passado. Na realidade, não uma sequencia, Pois “Planeta dos Macacos – a Origem”, conta como surgiu uma população de macacos (ou símios), tão evoluídos a ponto de assumir o topo da cadeia alimentar, colocando os humanos como seus lacaios.

O filme é muito bom, justificando as 4 estrelinhas acima. Bom, pois aborda de forma impecável as razões pelas quais um animal poderia se rebelar contra um humano.

Cesar é um chimpanzé que nasceu dentro de um laboratório onde sua mãe era usada como cobaia para experiências e testes de uma droga para a cura do Mal de Alzheimer. Com o experimento encerrado devido a um acidente, o cientista responsável leva César para casa para criá-lo como membro de sua família. Mas conforme o tempo passa, César demonstra uma inteligência acima do normal. Gene herdado de sua mãe que foi exposta por inúmeras vezes durante as inúmeras experiências que passou.

E é aí que o filme acerta em cheio!!! César é o marco zero para a evolução de uma nova espécie. Não um macaco, mas um entreposto entre macacos e humanos. É certo que o que diferencia animais de humanos, seja qual animal for, cães, gatos, macacos, elefantes, praticamente todos, é a consciência de existir. Nós humanos, sabemos que somos humanos, temos consciência do que somos, os animais não. Quando César começa a questionar quem ele é, é o primeiro passo para uma tentativa de independência. Na minha opinião, a principal cena do filme é quando César observa um casal passeando com seu cão e pergunta ao cientista (por meio da linguagem de sinais), se ele é seu bichinho de estimação. Ponto crucial para a virada da história.

É desse ponto em diante que surge um animal pensante! Um animal que deixa de lado a ingenuidade de simplesmente brincar com seu dono e se divertir, para se tornar um alguém com consciência, alguém que quer algo mais, que passa a ter aspirações e desejos para sua vida.

Enfim, o filme tem uma história muito inteligente e um roteiro muito bem amarrado. Ao fim, quando a nova espécie surge e vemos um homem infectado pelo mesmo vírus que torna os macacos mais inteligentes, porém é mortal aos humanos, embarcando em um vôo internacional, fica fácil ligar os pontos e ter a certeza que o planeta não pertence mais aos humanos,
Segue o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário