Cotação: ****
Gênero: Aventura
Fazer crítica de um filme que possui milhões de fãs é uma tarefa difícil. Se você fala que alguma coisa não está legal ou que o filme não é aquilo que se espera, lá vem uma tonelada de gente dizendo que o filme é maravilhoso e coisa e tal... Enfim, Harry Potter causa isso. É algo que transpôs a barreira do cinematográfico e transformou a vida de algumas pessoas, adultos e crianças.
Então vamos lá. Primeiro, não li nenhum livro da saga Harry Potter. Coloco aqui minha opinião considerando os filmes, não os livros. Lembrando que livro e cinema são mídias completamente diferentes e comparar um ao outro não é algo...considerável. Portanto minha crítica é baseada 100% no que vi nos cinemas em todos esses anos.
Bem, o filme sim...é muito bom! É um programão e me arrisco dizer que se não é o melhor da saga, está entre os melhores.
Harry Potter recebe um último filme à altura do que realmente merecia. É claro que nada é perfeito nesse mundo, então justifico minhas 4 estrelas acima (e não 5 estrelas) baseado em algumas coisas que achei interessante. Muitas vezes somos levados a cenas longas e monótonas, onde alguns personagens conversam e conversam tentando passar alguma idéia ao espectador. Mesmo que ali contenha alguma informação importante, o cinema é muito mais visual e é fácil (principalmente para a criançada), perder o foco da história. Se você não leu o livro pode se perder em meio a tantas informações que são jogadas uma atrás da outra, sem ter tempo de processar a informação anterior.
Mas “As Relíquias da Morte Parte II”, joga no público um derradeiro desfecho digno dos grandes filmes que entrarão para a história. A luta final entre Harry e Valdemort pode ser comparada (e talvez ter o mesmo efeito) da luta final entre Luke Skywalker e Darth Vader em “Guerra nas Estrelas” a quase 30 anos atrás. Valdemort mostra de vez toda sua maldade e Ralph Fiennes leva a sério pela primeira vez seu personagem, nos trazendo um dos mais malvados vilões da história do cinema. Alguém aí citou Darth Vader???
Hogwarts perde sua inocência! E aquele lugar pacato, feliz, encravado nas montanhas se transforma em ruínas após a luta entre o bem e o mal. Não é nada agradável assistir personagens que durante tantos anos nos acompanharam, morrer de forma violenta em uma luta cruel. E são muitas mortes, J K Rowling realmente não teve dó de seus personagens.
A saga Harry Potter chega ao fim de forma grandiosa. Em 10 anos acompanhamos um grupo de amigos, de crianças, crescerem, amadurecerem, passar pelas maiores provações que um ser humano (ou bruxo) poderia passar. Quem sabe no ano que vem a Academia de Cinema não olhe melhor para esse mundo mágico e premie de forma incontestável aqueles que se tornaram nossos grandes amigos. Não parece que Harry e sua turma são tão chegados, que se encontrássemos alguns deles na rua não iríamos cumprimentá-los como velhos amigos?
Pois é...já estou com saudades da turminha de Harry Potter.
O melhor filme da série, pra mim, é o Relíquias parte 1. É o mais denso e o menos escolinha. Já não aguentava mais aquilo. hehe
ResponderExcluirEntão assiste a parte 2 que vc vai gostar mais ainda. Tem muito menos escolinha e muito mais ação!!!
ResponderExcluir